Catálogo
Carregando...
Tags
Contextos Sociais e Desenvolvimento Socioemocional. Teoria ecológica de Bronfenbrenner e a Teoria de Erikson. Os aspectos formadores do "eu" no desenvolvimento infantil: a autoestima e a identidade. A teoria de Piaget e a de Kohlberg.
Formação do saber na era da sociedade do conhecimento. A Educação de Jovens e Adultos e o mundo do trabalho. Experiência de vida na aprendizagem de Jovens e Adultos. Aprendizagem e construção do saber na visão do aluno e Heutagogia - uma nova forma de aprendizagem.
Da exclusão à inclusão: aspectos históricos. Identidade e atendimento: diferença entre deficiência e incapacidade. Declaração de Salamanca. Lei nº 10.098 - Acessibilidade (1994). Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade (2003). Diretrizes para a educação inclusiva no Brasil. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação...
Da Exclusão à Inclusão: aspectos históricos. Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil. Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Prática Inclusiva em sala de aula e o processo de avaliação.
Origens da Filosofia: conceituação, objeto e método. Noção de Filosofia da Educação. Senso comum e bom senso. A formação do educador e as práticas educativas. As exigências da reflexão filosófica e a ideologia na escola.
História da Educação de Surdos. Marcos históricos da Libras como um meio legal de comunicação e expressão. Surdez: Conceitos, Causas e Políticas de Prevenção. Libras como Língua Natural e Português como segunda Língua. Aspectos Linguísticos e Gramaticais.
O Programa Sumaré Qualifica através do curso Metodologia do Ensino de Arte oferece ao estudante o histórico das tendências pedagógicas no ensino da arte, bem como o papel e a formação do professor de arte.
O Sistema BRAILLE: definição e importância. Normas de Aplicação do BRAILLE: Sinal de Letras Maiúsculas. Escrita BRAILLE em Contexto Informático: Símbolos Informáticos e símbolos usados em outros idiomas. Pontuações e Sinais Acessórios: parênteses, colchete e aspas. Técnicas de leitura e escrita do Sistema Braille e de revisão.
Comunidade, cultura e identidade surda, história da educação de surdos, políticas de inclusão versus educação bilíngue, estágios de interlíngua na aprendizagem da LIBRAS.
Declaração de Salamanca, diretrizes para a educação inclusiva no brasil, alunos com deficiência.
Definir as causas que podem provocar a surdez, a cegueira e outros problemas relacionados às capacidades de ouvir e de enxergar. Apresentar ações que respondam às necessidades educacionais especiais de alunos com problemas de audição ou de acuidade visual.
O direito à inclusão. Da exclusão à inclusão: aspectos históricos. O plano de atendimento educacional especializado e os desafios para a compreensão e inclusão do aluno com deficiência, no currículo geral. Apontamentos para um sistema melhor: a inclusão de novas tecnologias e processos educacionais.